Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 7 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso internacional para o projeto da nova Filarmônica de Sertdlovsk na cidade de Ecaterinburgo, na Rússia. Capital do distrito federal dos montes Urais , Ecaterimburgo é conhecida como um das cidades mais industrializadas do país e local de grande diversidade social e cultural. A filarmônica de Sverdlovsk leva o nome que designou a cidade entre 1924 e 1991. Tendo se apresentado em mais de 20 países ao redor do mundo, a Filarmônica contará com um novo edifício inspirado na histórica sede de Sverdlovsk, construída em 1936.

O projeto da nova sede da Orquestra Filarmônica dos Urais, “ecoa os aspectos físicos das ondas sonoras” criando um espaço inspirador que deverá alavancar a tradicional orquestra de Ecaterimburgo a outro patamar, convidando a comunidade internacional a conhecer melhor o seu crescente programa além de criar uma nova praça pública para o benefício de todos os cidadãos.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 2 de 11Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 3 de 11Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 4 de 11Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 5 de 11Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Mais Imagens+ 6

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 4 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O projeto concebido por Zaha Hadid Architects é essencialmente uma caixa de reverberação sonora, a qual foi concebida para amplificar as “capacidades de ressonância do som e suas vibrações”. Formalmente, o edifício se traduz em uma caixa sonora suspensa que flutua acima deste novo espaço cívico.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 2 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O elemento central deste projeto é composto pela sala principal de concertos, a qual possui capacidade para 1.600 pessoas, além da sala secundária com outros 400 assentos. Elevada acima da praça, esta grande sala de concertos cria um lobby desobstruído e totalmente acessível ao público no nível do solo além de funcionar como um grande espaço de encontro em pleno centro da cidade. Na parte mais alta da estrutra, uma série de espaços públicos interconectados desembocam em um grande terraço ao ar livre com vistas para o centro histórico de Ecaterimburgo.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 9 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O projeto será implantado entre dois edifícios históricos existentes e os Jardins de  Weiner, conectando-se com a paisagem do entorno através de uma ampla fachada transparente que se abre para o anfiteatro aberto concebido para abrigar apresentações ao ar livre durante o verão. Como parte da proposta, a sala de concertos existente será preservada e incorporada como um “elemento integral do novo e moderno projeto concebido pela Zaha Hadid Architects”.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 3 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

A Rússia tem sido uma campo fértil para os arquitetos do escritório de Zaha Hadid. Desde muito cedo, Zaha era apaixonada pela arquitetura de vanguarda russa, a qual concebia projetos de espaços públicos como condensadores sociais que enriqueciam a vida das pessoas em comunidade; Deste modo, procuramos incorporar estes princípios no projeto da nova Filarmônica de Sertdlovsk.
- Christos Passas, Diretor de projeto, Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 5 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O ZHA venceu a acirrada concorrência de outras 46 equipes internacionais de arquitetura. O concurso foi organizado pelo Ministério de Construção e Desenvolvimento de Infraestrutura da Região de Sverdlovsk com o apoio da fundação de caridade para apoio da Orquestra Filarmônica dos Urais.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 11 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

O resultado do concurso foi divulgado apenas algumas semanas depois do escritório apresentar a sua nova coleção de tapetes para o Royal Thai durante o London Design Festival de 2018.

Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras - Imagem 10 de 11
Courtesy of Zaha Hadid Architects

Via: Zaha Hadid Architects

  • Architects

  • ZHA Responsável

    Patrik Schumacher
  • ZHA Diretor de projeto

    Christos Passas
  • ZHA Arquiteto de projeto

    Alessio Costantino
  • ZHA Líder de projeto

    Ben Kikkawa, Melhem Sfeir, Zsuzsanna Barat, Afsoon Es Haghi
  • ZHA Equipe de projeto

    Duo Chen, Christina Christodoulidou, Anna Uborevich-Borovskaya, Ekaterina Smirnova, Aleksandar Bursac, Alicia Hidalgo Lopez, Maria-Eleni Bali, Eckart Schwerdtfeger, Maria Avrami, Valeria Perco, Sattor Jabbor
  • ZHA Projeto de interiores

    Sonia Renehan
  • ZHA Pesquisa cultural

    Vera Kichanov
  • ZHA Administrador

    Nastasija Hahonina
  • ZHA Consultor de projeto

    Liudmila Harrison-Jones
  • ZHA Design gráfico

    Silviya Barzakova
  • ZHA Vídeo

    Henry Virgin
  • Arquitetos locais

    SPEECH (Moscow); Sergey Tchoban, Marina Kuznetskaya, Daria Demidova
  • Engenharia estrutural

    AKT II (London); Daniel Bosia 
  • Complementares

    Atelier 10 (London); Meredith Davey, Ivan Jovanovich, Piers Watts-jones, Younha Rhee
  • Engenharia de fachada

    OPTIMISE (London); Scott Cahill, Adam Willetts, Tim Macfarlane (Glass Light and Special Structure)
  • Paisagismo

    ARTEZA  (Moscow); Irina Chebanenko
  • Consultor de teatro

    Theatre Projects (London); David Staples, Dave Agnes

  • Engenharia acústica

    Marshall-Day (Melbourne, Hong Kong); Peter Fearnside, Peter Exton, Thomas Scelo
  • Projeto de iluminação

    OVI (New York); Enrique Peininger, Jean Sundin and Markus Fuerderer
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    VA, Courtesy of Zaha Hadid Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Walsh, Niall. "Zaha Hadid Architects projeta sala de concertos inspirada em ondas sonoras" [Zaha Hadid Architects Reinterprets Sound Waves for the Sverdlovsk Philharmonic Concert Hall ] 05 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903042/zaha-hadid-architects-projeta-sala-de-concertos-inspirada-em-ondas-sonoras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.